Contratar um plano de saúde é um assunto bastante delicado e para isso deve se levar em consideração inúmeras variáveis, inclusive o direito do consumidor em relação ao plano de saúde.
Este tipo de serviço pode ser bastante custoso por isso toda atenção no momento de fechar o contrato com a operadora e durante a sua vigência é extremamente importante.
Veja neste artigo o que o direito do consumidor em relação ao plano de saúde.
Direito do Consumidor em Relação ao Plano de Saúde
Frequentemente encontrar usuários insatisfeitos com os serviços prestados pelos planos de saúde não é mais nenhuma novidade. O que faz este tipo de empresa ser líder em reclamações perante órgãos responsáveis pela defesa ao consumidor.
Além de diversas barreiras que dificultam a rapidez no atendimento, muitos procedimentos mais caros e prolongados consumam não ser abrangidos pelos planos de saúde mais comuns.
Para evitar problemas desse tipo, no ano de 1998, foi criada a Lei n 9.656/1998m que estipulou diversas regras a respeito do atendimento dos planos de saúde com o objetivo de proteger o consumidor de possíveis danos.
Antes desta lei somente o código de defesa do consumidor era responsável por proteger os titulares dos planos de saúde.
Quem Fiscaliza os Planos de Saúde?
Há diversos órgãos que buscam verificar a relação entre os direito do consumidor em relação ao plano de saúde
Além do PROCON e IDEC, que habitualmente realizam a proteção do consumidor independente do motivo; os planos de saúde são fiscalizados por um órgão especial a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Crida no ano 2000 ela é responsável por mediar os conflitos entre as operadoras e consumidores. Para entrar em contato com a ANS basta acessar o site da empresa o www.ans.gov.br ou ligar no telefone 0800-700-9656.
Cuidados na Contratação do Plano de Saúde
Mesmo com a proteção legal, que garante o direito do consumidor em relação ao plano de saúde, é preciso que as pessoas fiquem atentas a alguns detalhes no momento de contratar um plano de saúde. Veja quais a seguir:
Verificar a situação da operadora de seguros escolhida perante a ANS.
Outra maneira de garantir o direito do consumidor em relação ao plano de saúde é verificando se ea operadora possui problemas financeiros ou administrativos, isso pode ser visto no site da ANS.
No momento de assinar o contrato é preciso ler atentamente todas as cláusulas. Pode parecer clichê, mas esse é um fator fundamental. Outra coisa a ser feita é pedir uma lista com todos os endereços dos prestadores de serviços credenciados pela operadora de seguros.
Contrate um plano adequado às suas necessidades, não leve em consideração os valores baixos como critério fundamental.
Esta é uma ótima forma de garantir os direito do consumidor em relação ao plano de saúde, contratando algo que atenda os seus desejos.
Fique atento se a política de reajustes respeita as leis. Este é um dos critérios que mais causa embates dos consumidores em busca de direitos quando o assunto é plano de saúde.
Sabendo que há órgãos e leis que amparam o direito do consumidor em relação ao plano de saúde é muito mais fácil ter tranquilidade no momento da assinatura do contrato.
Por isso é de extrema importância procurar por uma boa corretora de seguros. A Frizzera Porto é uma corretora de seguros que segue fielmente as diretrizes estabelecidas pela ANS e a lei que regulamente o serviços das operadoras de seguro.
Quando o assunto é fazer valer o seu direito do consumidor em relação ao plano de saúde conte com a Frrizzera Porto! Fique por dentro de todos os seus serviços, acesse o site da operadora http://corretorafporto.com.br.
Vangelis Eugenio e Silva
Corretora F Porto, Aqui Nosso Negócio é Seguro !
📞Fale com nossos especialistas
👉 https://corretorafporto.com.br/
📲 WhatsApp: (31) 9 82981005
☎ Telefone: (31) 3643-1000